Vem aí galera, a ludo 2010, que vai tratar do tema “discutindo o mercado”. E que tal uma prévia do que está acontecendo por aí?
É sabido que a idéia do consumidor aliar design à boa qualidade tem aumentado nos últimos tempos, quer seja produto ou gráfico. De acordo com a coordenadora do curso de Design Industrial do Senac, Eleni Paparounis, bons ventos sopram para a profissão, já que de um modo geral o período está propício para o fazer design. “A chegada de multinacionais e a nacionalização dos departamentos de criação têm contribuído bastante para isso. Na área de Design de interiores e de moda, por exemplo, destacam-se ainda algumas funções ainda pouco exploradas”, conta.
Temas como sustentabilidade e acessibilidade têm ganhado um tremendo espaço nas pautas atuais e estão mais do que na moda! Principalmente no design de produto, que por sua vez está exigindo cada vez mais o domínio dos recursos de multimídia e de computação gráfica, de acordo com Jornal Carreira & Sucesso (340ª Edição).
Apesar de toda a competitividade que se tem visto nestes últimos 10 anos, diante das várias instituições que tem formado designers, principalmente gráficos, ainda há demanda para ser absorvida, uma vez que a profissão é relativamente nova por estas bandas.
Só para se ter mais noção do atual cenário, no evento “café com design” foram apresentados os resultados da pesquisa desenvolvidos pela ADP (Automatic Data Processing) e pela FGV, com base em 146 grandes empresas contatadas. Destas 87% estão investindo bruto em design, sendo que entre essas 95% declaram que a aplicação de design aumentou a competitividade e principalmente o faturamento.
Taí rapaziada, estão acordando pra gente, percebendo que o design posiciona melhor, gera mais lucro, melhora a imagem da empresa. E que está pra lá da mera aparência.
Por isso está sempre ligado nas novidades da área é importante pra não ficar por fora. Então, vistem exposições, participem de palestras, mostrem seus trabalhos, bebam dessa fonte!
;)
0 comentários:
Postar um comentário