Todo mundo está cansado de saber que o Ludo 2010 vai trazer como tema principal o mercado. Mas sim, que tal dar uma pincelada no panorama do mercado maranhense atual?
Inicialmente, é bom que se destaque que o mercado maranhense de Design ainda é muito baby perto dos principais estados da federação. Isso não tem como discutir. Questões geográficas, educacionais, econômicas e muitas outras contribuem para isso. Por conta dessa introdução recente da área por aqui, nossos segmentos ainda são muito simplificados, básicos.
Isso se justifica pelo fato de que, pelo menos na capital, os principais ramos do Design são Gráfico, Produto, Interiores e, em último caso, Moda. O Design de Jóias até aparece aqui ou acolá, mas nada que represente uma parcela significativa. E também não há como considerar os fake designs: o de cabelos, de sobrancelhas e outras afrontas que a gente vê por aí.
Enfim...
Escritórios aos montes espalhados pela ilha e profissionais autônomos são os responsáveis pela atuação do design, predominantemente Gráfico e Interiores. Isto se dá pelo fato de que a demanda maranhense ainda é um tanto limitada. Na verdade, temos que nos contentar com os poucos que sabem pelo menos o que é design, e ainda tentar fazê-los perceber o quanto ele é importante pra sua empresa, seja em cartões de visita, banners, ambiente de trabalho ou qualquer outra coisa - sem deixar de destacar que o Maranhão já possui profissionais gabaritados a fazerem um trabalho digno de premiação.
Pra finalizar, o que temos a fazer é disseminar o Design Marah afora, desenvolvê-lo, respirá-lo, reinventá-lo. É nossa missão!
:)
0 comentários:
Postar um comentário